Pré-evento sobre arquitetura sustentável em 03 de setembro [LEIA MAIS...]

Patrocínio


Conferência Internacional

RIO 15 – Fazendo PV no Brasil uma história de sucesso

 

Foco: "Energia Fotovoltaica como contribuição relevante para superar a escassez de energia"

 



Data: 4 de setembro de 2015

 

Local: NOVOTEL, Rio de Janeiro (perto do Aeroporto Santos Dumont, proximo ao centro da cidade do Rio de Janeiro)

Weblinks: NOVOTEL , Aeroporto Santos Dumont

 

Endereço: Avenida Rua Marechal Câmara, 300 (Centro) 20020-080 Rio de Janeiro, Brasil

 

 


 

Intenção

Energias renováveis, como a energia solar, eólica, geotérmica e a biomassa sustentável, representam o futuro do fornecimento energético. Desde a Conferência Mundial do Rio em 1992, o uso de energias renováveis ​​tem sido promovido para compensar as alterações climáticas, preservar os recursos naturais, aumentar a segurança energética como também para fornecer energia elétrica às regiões remotas e empobrecidas. Nos últimos anos houve um forte crescimento no sector das energias renováveis. Em 2013, a capacidade mundial de energia renovável atingiu 2.120 GW. Os maiores sucessos, tanto no aumento relativo da capacidade instalada como na redução de preços, foram atingidos pela conversão de energia solar fotovoltaica (PV). Em 2014, um adicional de 51 GW de capacidade fotovoltaica foram instalados, totalizando 184 GW. Embora que existem tanto no Brasil quanto no mundo vastas oportunidades para o mercado de PV, muitos obstáculos ainda se mantêm. RIO 15 é designado para identificar e resolver esses obstáculos. RIO 15 continua com a tradição dos encontros mundiais com foco climatico e energetico. Especialistas renomados das diferentes áreas irão apresentar o mais recente avanço tecnologico para os setores de energias renováveis, recursos eficientes, análises políticas, opções de financiamento e o comércio de emissões. Oportunidades para networking e o desenvolvimento de relações de negócios representam uma pedra angular do evento. Devido à bem-sucedida produção de geradores em massa, baseados nas energias renováveis (ER) e seus componentes, os custos de ER agora estão bem abaixo dos preços da electricidade para os consumidores na maioria dos países da América Latina e do Caribe. Este fato oferece excelentes oportunidades de negócios, também em países sem tarifas particulares para a alimentação da rede. RIO 15 será o ponto de encontro de atores atuais e futuras neste ramo.

 


 

A Estrutura do RIO 15

A Conferência Internacional

Os palestrantes nas conferências RIO são representantes da comunidade científica, da indústria de energia, dasfinanças e da política que está associada com a implementação de energias renováveis. Conferências anterióres foram patrocinados e visitados  pelo professor Martin Green (Prêmio Nobel Alternativo, líder mundial em Si-eficiência de conversão fotovoltaica, Universidade de New South Wales, Austrália), Dr. Hermann Scheer † (Prêmio Nobel Alternativo, presidente da WCRE, presidente da Eurosolar), Prof. Peter Landsberg † (Universidade de Southampton, editor do “Blatt” e autor do journal "Nature"), Prof. Olav Hohmeyer (Universidade de Flensburg, pioneiro no comércio de emissões), Prof. Chris Wronski (Universidade Estadual da Pensilvânia, pioneira em tecnologia de película fina PV), Prof. Adolf Goetzberger (fundador do Instituto Fraunhofer Solar, e ex-presidente ISES), Mechthild Rothe (UE Parlamento Adjunto), Prof. Maurício Tolmasquim (presidente da EPE - Empresa de Pesquisa Energética, ex-CES de Ministério de Energia), Fernando Gabeira (deputado federal e autor best-seller), Prof. Dr. Bautista Vidal (Chefe Pro-Álcool, o maior programa de sempre de ER), Dr. Franz Alt autor best-seller e jornalista de TV), Rosa Moreno (Greenpeace), Laura Porto (MME), Dr. Everaldo Feitosa (Diretor do Centro de Energia Eólica, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica), Mauro Passos (América do Sol, Diretor do Instituto Ideal), para mencionar apenas alguns participantes e apoiadores.

 


 

Oficina de Especialistas 2015

Em 2011 o governo brasileiro estabeleceu uma legislação do net-metering para ativar a alimentação da rede com a energia renovável (incluso a energia solar fotovoltaica.), o que chegou ao poder no início de 2012. Esta legislação – junto aos altos níveis de radiação solar, os preços elevados de energia elétrica, e uma população próspera - define o terreno para um novo mercado altamente atrativo. A oficina de especialistas no dia 4 de setembro de 2015 em Rio de Janeiro se concentra sobretudo aos requisitos técnicas para a ligação a rede (em particular) e às questões legislativas e administrativas da implementação de energia solar fotovoltaica no Brasil. Os palestrantes são especialistas e autoridades do setor energético, da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Divisão de Planejamento Energético (EPE), do Ministério da Energia e de Institutições de importação e alfândega.

 


 

Mais Informação

Sponsorship Proposal (PDF)